Blog

Luxação Patelar

Serviços

A luxação patelar é um dos problemas ortopédicos mais comuns em cães de pequenas raças como Poodle, Yorkshire Terrier, Pinscher, Maltês, Chihuahua, Shih Tzu...

Se seu cãozinho já mancou durante uma caminhada ou teve dificuldades ao subir ou descer sofás e escadas, fique atento, ele pode ter Luxação Patelar.

A patela, um pequeno ossículo que faz parte do joelho, se desloca indevidamente para as laterais da articulação durante a flexão ou extensão do membro, levando o paciente a desenvolver artrose e predispondo a outros problemas ortopédicos.

O cão acometido pode apresentar desde pequeno desconforto para saltar até grande dificuldade para caminhar ou fazer exercícios que antes fazia com facilidade, como subir em locais altos, dependendo da gravidade do caso.

O diagnóstico é feito por meio de exame clínico-ortopédico e deve ser complementado por radiografias de todo o membro pélvico e pelve a fim de diagnosticar artrose ou outros problemas ortopédicos associados.

O tratamento definitivo é sempre cirúrgico e faz com que a patela permaneça no local correto durante a movimentação do paciente, ou seja, durante todo o movimento de flexão e extensão do membro, além de corrigir, quando necessário, deformidades ósseas existentes.

Em casos iniciais o paciente pode ser acompanhado periodicamente por um especialista em ortopedia além de evitar escadas, saltos em locais altos e exercícios forçados.

Procure um Médico Veterinário especializado em ortopedia ou seu Veterinário de confiança e faça consultas periódicas.

Life Centro Veterinário © Todos os direitos reservados 2019
Desenvolvido por: J2w - Desenvolvimento Web