Especialidades

Anestesiologia Veterinária

Especialidades

Meu Pet precisa ser anestesiado, e agora?!

Ao decorrer da vida de um animal de estimação é comum a necessidade de uma intervenção anestésica, seja ela decorrente de procedimento eletivo (castração, profilaxia dentária) ou doença. Neste momento, nos deparamos com a principal pergunta: EXISTE RISCO?!

Atualmente as técnicas anestésicas utilizadas em animais são semelhantes às dos humanos. Combinando-se métodos de anestesia local com agente anestésico geral (inalatório ou injetável) tem-se um menor risco. Deste modo, a mortalidade decorrente do procedimento anestésico está relacionada a menos de 1% dos casos, considerando-se pacientes saudáveis esta probabilidade cai para menos de 0,2%.

Assim, podemos dizer que os riscos estão relacionados ao estado geral do paciente, à reação individual de cada animal em relação às medicações e ao profissional anestesista. Mas de modo geral a anestesia é SEGURA, até mesmo para pacientes idosos.

Importante salientar a necessidade de avaliação clínica pré-anestésica e exames de sangue (hemograma e bioquímico) para verificar o estado de saúde geral do animal. Exija um profissional qualificado para a realização da anestesia, preparado para qualquer intercorrência anestésica, bem como equipamentos para a monitorização adequada do paciente.

Life Centro Veterinário © Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por: J2w - Desenvolvimento Web